CONTRATE UMA PALESTRA: (11) 3862-6122

YouTube Instagram Spotify Linkedin Twitter Facebook Deezer

Rodrigo Toniol

Rodrigo Toniol

Professor de Antropologia da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciências

Rodrigo Toniol - Professor de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em antropologia social da Unicamp. É pesquisador de temas relacionados à religião, saúde e ciência.

Professor adjunto do Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp. Bolsista de Produtividade do CNPq. Graduado em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou parte de seu doutoramento no programa de antropologia da University of California San Diego (UCSD). Foi pesquisador visitante no Ciesas/Guadalajara (México) e na Universidade de Utrecht (Holanda). Realizou estudos de pós-doutorado no departamento de filosofia e estudos de religião da Universidade de Utrecht e no departamento de antropologia da Unicamp. Foi presidente da Associação de Ciências Sociais da Religião da América Latina (2018- 2022). É editor associado dos periódicos Sociologia Antropologia, Debates do NER e é membro do Conselho Editorial da Revista MANA. Suas pesquisas privilegiam os seguintes temas: corpo, saúde, ciência e religião. Entre seus trabalhos, destacam-se as funções de editor e autor da Encyclopedia of Latin American Religions (ed. Springer), a autoria dos livros On the nature trail (ed. N.Science Publishers, 2015), Do espírito na saúde (Ed. LiberArs, 2018), Espiritualidade Incorporada (Ed. Zouk, 2022) e Uma Encruzilhada Modernista (Ed. Zouk. 2023); além da organização, entre outras, das obras: Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos (Ed. Unicamp, 2018), Como as coisas importam: uma abordagem material da religião (ed. UFRGS, 2019), Cientistas sociais e o Coronavirus (ed. Anpocs, 2020) Entre trópicos : Diálogos de estudios Nueva Era entre México y Brasil (Casa Chata, 2018), Religião e Materialidades (Papeis Selvagens, 2021) e E quando a limonada antropológica azeda? (Ed. Zouk, 2023).

Temas Abordados:

1_ Como lidar com a diversidade?

Nunca falamos tanto sobre diversidade, mas será que estamos preparados para lidar com os desafios que ela apresenta? Diversidade de gênero, de raça, de classe e tantas outras é o tema dessa palestra. Os desafios de pensar e lidar com a diversidade, assim como os benefícios que ela pode trazer para o ambiente de trabalho é o tema desta palestra.

2_ Pensar o diferente para pensar junto

Basta olhar para o lado para reconhecer que somos diferentes uns dos outros. Somos pessoas com histórias, trajetórias e perspectivas de mundo radicalmente distintas, ainda que trabalhando muitas vezes em um mesmo ambiente. Nesta palestra exploramos as potencialidade de pensarmos a partir das diferenças e não contra elas para construirmos ambientes mais saudáveis, promissores e produtivos.

3_ Bem estar, espiritualidade e qualidade de vida

A saúde do trabalhador afeta profundamente o cotidiano de qualquer empresa. Nesta palestra trataremos desse tema, apresentando dados obtidos a partir de pesquisas médicas sobre como hábitos bastante simples podem afetar positivamente o nosso bem estar e, consequentemente, a nossa saúde mental e física. Essa é uma palestra dinâmica e repleta de dados científicos que indicam como podemos. Transformar positivamente qualquer ambiente de trabalho

4_ Aprendendo com o outro: estratégias para comunicação não violenta

A antropologia é a disciplina que estuda as diferentes culturas, práticas e saberes. Com foco em exemplos oriundos de grupos indígenas, comunidades rurais e alguns grupos espirituais do oriente, nesta palestra traçamos planos concretos para construir um ambiente de comunicação não-violenta. Ao olharmos para essas pessoas e grupos aparentemente tão estranhas à nós, passamos a estranharmos a nós mesmos e pensarmos sobre as nossas próprias atitudes.

Whatsapp