Os desafios da mulher empreendedora

Os desafios da mulher empreendedora

Artigo de Renatta Alarcon

O aumento no número de mulheres empreendedoras ao redor do mundo tem sido motivo de pesquisas e depoimentos reais nos meios de comunicação. Só no Brasil, estima-se que existam mais de 8 milhões de mulheres à frente de micro e pequenas empresas. Porém elas diariamente enfrentam várias dificuldades, algumas das quais incluem:

-Acesso à capital: As mulheres muitas vezes têm menos acesso à capital do que os homens. As empresas de propriedade feminina tendem a receber menos investimento do que as empresas de propriedade masculina

-Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: As mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam desafios ao tentar equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais. Elas podem ter que lidar com o cuidado dos filhos ou de familiares idosos, o que pode dificultar o gerenciamento do tempo e a dedicação necessária para construir e expandir um negócio.

-Estereótipos de gênero: As mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam estereótipos de gênero e preconceitos. Falta de redes de apoio: Às mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam a falta de redes de apoio adequadas, o que pode tornar mais difícil para elas encontrar mentores e obter orientação e suporte ao longo do caminho.

-Discriminação: Infelizmente, as mulheres empreendedoras ainda enfrentam discriminação com base em seu gênero em muitos aspectos, incluindo acesso a financiamento, negociação de contratos e promoção de seus negócios.

Apesar dessas dificuldades, as mulheres empreendedoras estão fazendo grandes avanços em todo o mundo e superando esses obstáculos para construir negócios bem-sucedidos e lucrativos. Nossa dica primordial para se vencer é construir uma rede de apoio para se fortalecer. Junte-se a outras mulheres que abriram seu próprio negócio para trocar ideias e experiências e procure sempre a companhia de pessoas que a apoiam e acreditam em você.

Whatsapp