Educação inclusiva no Brasil e seu histórico

Educação inclusiva no Brasil e seu histórico

Artigo

A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, incluindo, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. De maneira mais simples, implica na participação e na aprendizagem de todos, sem exceção. Mas como saber em tese o que se identifica na inclusão?

Os cinco princípios da educação inclusiva são:

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação

Toda pessoa aprende

O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular

O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos

A educação inclusiva diz respeito a todos

Por décadas, no Brasil, as famílias das crianças com algum tipo de deficiência viam-se obrigadas a recorrer às instituições especializadas. Mundialmente, não somente a Unesco, mas outras entidades, como a ONU e a Unicef, trabalham em tratados e convenções internacionais pela inclusão no ensino desde a década de 40, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Porém, na prática, foi só a partir da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência que isso entrou em pauta no Brasil de forma mais efetiva e hoje vem sendo bastante efetiva de modo geral, sempre com princípios a melhorar, mas seguindo como uma grande notoriedade.

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