Escola é lugar de saúde. Bullying não é brincadeira!

Escola é lugar de saúde. Bullying não é brincadeira!

Artigo de Rossandro Klinjey

Iniciamos uma reflexão sobre como a violência aumenta a cada dia em nossa sociedade, o que gera uma série de consequências na vida de pessoas e seus familiares. Mas como situações envolvendo violências verbais ou psicológicas podem ser trabalhadas nas escolas? Muitas vezes, esses tipos de violência podem ser confundidos com agressão e indisciplina, quando se manifesta na esfera escolar. A violência no ambiente escolar tem um tipo identificado como bullying sendo um dos comportamentos agressivos observados atualmente. O bullying se caracteriza como um comportamento ligado à agressão verbal, física ou psicológica que pode ser efetuada tanto individual quanto grupalmente. Em palavras claras, é quando alguém que se julga mais forte ou mais popular converte os mais frágeis em objetos de diversão e prazer através de “brincadeiras” que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar.

O bullying não é um fenômeno moderno, é algo que está instaurado em nossas raízes a gerações, mas apenas agora vem sendo reconhecido como causador de danos e merecedor de medidas especiais para a sua prevenção e enfrentamento.

Com isso o apoio da família e até mesmo dos pedagogos nas escolas é algo que faz toda diferença na vida das crianças, criar um espaço seguro na sala de aula, ajuda a criação dos nossos filhos, assim também como em casa, onde devemos criar laços respeitosos com nossos filhos e membros da família, para que quando as crianças se comuniquem entre si, isso seja transmitido da mesma forma. Já nas escolas, uma boa atitude para se evitar momentos desagradáveis e traumáticos, é a promoção de atividades e jogos em grupo como rodas de conversas, nas quais os alunos possam expor suas ideias e dúvidas sobre diversos assuntos, incluindo violência, preconceito e exclusão.

Whatsapp