Igualdade racial em grandes empresas

Igualdade racial em grandes empresas

Artigo de Mayra Castro

A igualdade racial em grandes empresas é uma questão importante e relevante nos dias de hoje. Embora muitas empresas tenham feito esforços para promover a diversidade e a inclusão em suas organizações, ainda existem desafios significativos a serem superados para alcançar uma verdadeira igualdade racial.

Várias empresas têm implementado políticas e programas para promover a igualdade racial no ambiente de trabalho. Isso pode incluir a adoção de metas de contratação de funcionários de grupos sub-representados, o estabelecimento de programas de mentoria e desenvolvimento de carreira para funcionários de origem racial minoritária, bem como a criação de comitês e grupos de afinidade para oferecer suporte e promover a inclusão.

No entanto, é importante reconhecer que alcançar a igualdade racial não é apenas uma questão de contratar um número maior de funcionários de origem racial minoritária. Também requer a criação de um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, independentemente de sua origem racial. Isso significa combater o preconceito e o racismo institucional, oferecer treinamentos e conscientização sobre questões raciais, e garantir que as políticas e práticas da empresa sejam equitativas e justas para todos os funcionários.

“Boa parte do problema está na própria qualificação profissional. Classes sociais mais elevadas, predominantemente compostas por profissionais brancos, dispõem de mais recursos financeiros para cursar melhores instituições de ensino, buscar por cursos complementares de qualificação, realizar intercâmbio, entre muitas outras experiências relevantes para o currículo”, diz Thiago Mascarenhas (criador da Seda College, escola de inglês para não-nativos em Dublin e Move bank, banco para imigrantes na Europa) em entrevista para o Rh pra você. Ele ainda completa: "Em um cenário pouco positivo, mudar a maneira na qual as empresas gerenciam seus processos seletivos pode, enfim, contribuir para o início de uma real inclusão racial. É preciso entender que o profissional negro pode – e deve – receber treinamento técnico para se tornar melhor na sua área, contribuindo muito mais para a questão estratégica da empresa. “ A igualdade racial é um objetivo contínuo que requer um compromisso constante e ação contínua por parte das empresas e da sociedade como um todo.

Whatsapp