Inteligência emocional no trabalho

Inteligência emocional no trabalho

Artigo de Rossandro Klinjey

De acordo com a psicologia, a inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos seus e de outros indivíduos. Um exemplo disso é quando uma pessoa consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho. Embora seja muito importante para você encontrar o tipo de profissão que combina com você, isso não é tudo para o nosso emocional e existem muitos outros desafios na vida profissional, como desenvolver habilidades relevantes para o mercado de trabalho que se inova todos os dias. Embora quando encontramos uma vaga que se destaque o foco em competências técnicas,, as chamadas competências emocionais têm grande importância. Afinal, as empresas interessam-se em empregar pessoas que saibam atuar bem em equipe, resolver conflitos e manter-se motivados.

Quando citamos “Inteligência” não se diz respeito a apenas um aspecto. Na verdade, existem diversos tipos de inteligência, como, a matemática, a artística e, claro, a emocional. O psicólogo chamado Daniel Goleman destaca-se quando o assunto é emoção. Ele é o principal nome envolvido nos primeiros estudos sobre as habilidades e competências emocionais. A teoria desenvolvida por ele baseia-se em cinco pilares: autoconsciência, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais. Cursos e palestras que abrangem este tema, podem ajudar você nessa jornada do autoconhecimento e a desenvolver mais pontos da sua inteligência emocional.

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