Pais e filhos: Uma jornada de aprendizado

Pais e filhos: Uma jornada de aprendizado

Artigo de Ilan Brenman

Um dos relacionamentos mais desafiadores sem dúvida é o de pais e filhos, e mesmo que desafiador é a relação mais importante que precisamos cultivar. Mas como sabemos que a relação passou do ponto do cuidado, para o ponto da privação de bons aprendizados?

Ilan Brenman, um dos principais escritores de leitura infantil do Brasil escreveu um ebook sobre abordando o tema de pais e filhos e como não ser um refém dos filhos. No ebook ele defende que não podemos superproteger nossos filhos das mudanças da vida. Precisamos sim, estar ao lado deles, apoiando-os, compartilhando suas angústias, descobertas, conquistas e frustrações. Porém quando desejamos que vivam em uma felicidade perpétua, estamos, sem querer, produzindo um ser humano com pouca capacidade de encarar os obstáculos do cotidiano, um sujeito preso a uma ilusão de eterno conforto e prazer.

Uma das mais importantes habilidades que podemos ensinar aos nossos filhos é a autonomia. Porém, para alcançá-la, é preciso deixar que as crianças se deparem com as mais diversas transformações e não entrar em desespero por eles e com eles. Ilan sugere que demos um tempo para ver como lidam com as situações e que com isso, possamos nos surpreender.

Whatsapp