Saúde Mental X Finanças

Saúde Mental X Finanças

Artigo de Rossandro Klinjey

A imprevisibilidade ocasionada pela pandemia mexeu com a saúde financeira e psicológica de muita gente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25% e a incerteza econômica da situação tornou-se uma das principais culpadas para esse aumento.

O levantamento mais recente divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) observou que 79% dos lares brasileiros estão endividados. Mais de 60 milhões de brasileiros estão com o nome negativado e fatores como perda de emprego, alta da inflação e o aumento do custo de vida têm pesado na saúde das pessoas.

“Planejamento e organização trazem qualidade de vida e segurança. É importante dominar as próprias finanças e saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar despesas, postura fundamental para evitar dívidas”, explica Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online. Para começar a contornar a situação sem afetar a saúde mental, muitos economistas disponibilizam algumas dicas financeiras, como: anotar seus gastos e reavaliar o uso do cartão de crédito. Iniciar uma meta para que a cada mês, você consiga melhorar a situação financeira, resultando em uma saúde mental melhor.

Whatsapp