Vender bem, é um dom?

Vender bem, é um dom?

Artigo de Artur Ximenes

O que é ser um vendedor, ou melhor, um bom vendedor? Pode-se dizer que é um dom herdado de pais a filhos, ou ainda existe esperança para os que querem vender e não estão conseguindo realizar?

Ao contrário do que muitos pensam, as vendas vão muito além de simplesmente trocar um produto pelo dinheiro. Todo o processo do primeiro contato do vendedor com o comprador até a pós-venda, englobam uma venda de produtos. Mas como? A pré-venda, o relacionamento, um bom atendimento, até mesmo aquela conversa sobre detalhes pessoais que o comprador dar espaço para ouvir e uma pré disposição para ajudar, são todos os segredos para um vendedor concretizar uma venda. Mas e depois? O pós-venda e a possibilidade de vender novamente vão ser capazes, caso a pré-venda tenha sido satisfatória. Um bom vendedor precisa se reinventar, estudar, entender o cliente e o mercado.

José Luiz Tejon, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, afirma que muitas pessoas acham que grandes vendedores são movidos pelo dinheiro, mas a verdade é que este é apenas o meio. A motivação é a vontade de ser especial na vida do cliente, fazer a diferença e não ser apenas mais um. Um grande vendedor não se faz com um ano ou dois, mas sim vários anos servindo e sendo grandes campeões.

Claro que também precisamos citar Artur Ximenes, referência na Capacitação de Equipes de Vendas, que enfatiza que nada é de graça, tudo é fruto de muito esforço e dedicação. Para o palestrante existem 3 C’s na vida de um vendedor: Constância, sempre acreditando, sem desistir. Consistência, se atualize, olhe para o mercado com os olhos do mercado, mas com a sensibilidade do cliente. Esteja sempre atento a novidades. Contundência, se dedique ao máximo, entenda o que o cliente quer, faça visitas, propostas, vá fundo no objetivo.

Para alguns vender é um dom, para outros uma arte e para outra parcela é uma estratégia. Mas na verdade, vender é tudo isso com muito foco e determinação. Não existe uma receita a ser seguida, não existe um guru das vendas. Existe adaptação, inteligência e persistência.

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