Cuidados com sua saúde na velhice

Cuidados com sua saúde na velhice

Artigo de Maria Antonia Demasi

Como já foi abordado por nós, este mês tem uma campanha muito importante para todas nós mulheres, o Outubro Rosa, que conta com várias campanhas de conscientização para a prevenção da doença. Chegando ao fim do mês, trouxemos o tema novamente para ampliar o debate sobre a importância da prevenção e da detecção da doença, que representa a segunda maior causa de mortes da população feminina em todo mundo e a primeira entre as mulheres brasileiras. Com isso precisamos falar sobre os cuidados com a saúde na velhice, em foco, sobre a prevenção do câncer de mama, mas quais cuidados as mulheres na velhice devem ter?

O primeiro passo para se manter saudável são os cuidados com a alimentação, optando pela ingestão de uma dieta saudável (rica em legumes, verduras, fibras e frutas), beber muita água, praticar exercícios físicos regularmente, manter a saúde mental em dia, de forma a evitar o surgimento da ansiedade e depressão, dentre outros transtornos emocionais, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, controlar o peso corporal, entre outros. Uma boa observação, é que o câncer de mama, normalmente, não possui sintomas durante o estágio inicial. Por isso, nós mulheres precisamos nos cuidar durante todos os meses do ano, realizando exames preventivos e jamais atrasando às consultas médicas.

Como diz nossa palestrante Maria Antonia Demasi, “Mulher de verdade envelhece” e quando isso acontece, é normal começarmos a perceber que o tempo está nos atravessando, entendemos que será o nosso corpo, com isso imediatamente, somos assombradas pelo medo de que chegamos ao fim da linha. Com base em toda sua mochila de experiência e seus estados em foco nessa fase da vida, Maria Antonia busca ajudar outras mulheres que precisam entender que essa fase merece um maior amor a si própria e a toda história de vida que se carrega.

Whatsapp